Patrono: Waldemiro Balbino Ferreira - Cadeira 36
Waldemiro Balbino Ferreira
Patrono: Dr. WALDEMIRO BALBINO FERREIRA
Cadeira nº36
Nasceu em 28 de outubro de 1904, na cidade de Vitória de Santo Antão. na antiga Rua do Meio, hoje denominada Rua Imperial. Filho único de José Balbino Ferreira e Inez de Souza Delgado, segundo afirma Nelson Barbalho, José Balbino era de Glória do Goitá.
Waldemiro fez seus estudos iniciais em Vitória. Pois, em uma entrevista dada em 1973 já em Caruaru, sua fala revela uma homenagem a dois professores de sua infância. Vi com esta atitude, que ele valorizava o ensino básico.
Na sequência, fez o chamado 2º ciclo (Ensino médio) no Colégio Carneiro Leão (Recife) onde se preparou humanisticamente para ingressar, em 1922, na Faculdade de Medicina de Pernambuco, onde passou 3 anos, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde terminou o curso em 1927, (aos 23 anos).
Fez o curso de aperfeiçoamento de Obstetrícia e Pediatria no Hospital São Francisco de Assis naquela mesma cidade.
Ficou lá uns 6 meses e, por necessidade de ajudar a família, voltou para Vitória, em seguida foi para Gravatá, clinicando de forma particular e depois veio para Caruaru.
Chegou aqui em 1936, convidado pelo amigo Godofredo Medeiros para instalar o serviço médico dos bancários, onde passou pouco tempo. Aqui encontrou grandes colegas, como Silva Filho e Geminiano Campos, entre outros.
Casou-se com Elba Xavier Carneiro Freire, com quem teve quatro filhos: Carlos Fernando, Norma, Yara e Márcia Teixeira.
Dr. Waldemiro conquistou a simpatia da sociedade caruaruense e cada dia aumentava seu prestígio como médico. Envolveu-se em várias ações sociais na cidade: foi, por três vezes, Diretor do Hospital São Sebastião, onde instalou o Pronto Socorro e a Maternidade, com outros amigos como o Dr. Silva Filho, Dr. Bueno e Dr.Antônio Vieira Rocha; participou da fundação do Rotary Caruaru; foi presidente da Sociedade de Medicina de Caruaru, e na mesma década, Membro Efetivo da Sociedade de Medicina de Pernambuco; com um grupo de médicos, criou a Casa de Saúde Bom Jesus; fez parte também da Comissão que criou o Clube Intermunicipal e o do Comércio; ingressou no magistério atuando na Faculdade de Odontologia de Caruaru, onde também colaborou com sua criação; foi médico da Liga Desportiva Caruaruense; escreveu artigos para a imprensa caruaruense, como por exemplo, Saúde e Economia, editado na Revista do Agreste, ano I – Número I de 15 de agosto de 1949.
Em 1973 o governador Miguel Arraes de Alencar apresentou um projeto à Assembleia Legislativa para colocar o nome do médico em foco ao Hospital Regional do Agreste, sendo aprovado, tornou-se realidade: Hospital Regional do Agreste Waldemiro Ferreira .