Acadêmico: Robson Santos de Oliveira

Robson Santos de Oliveira

Robson Santos de Oliveira

No dia 26 de junho de 1968 nasceu Robson Santos de Oliveira, em Caruaru. Filho de Ieda Santos de Oliveira e de Ednaldo Pereira de Oliveira. Desde cedo gostou de leituras e de livros. Já na primeira série ganhou um livro de uma professora porque lia muito bem: Ressurreição de Machado de Assis. Mas apenas lia e não compreendia o que lia, muito mais um Machado de Assis!!! Foi boa a intenção da professorinha!!
Aos sete anos (1975) foi morar na capital pernambucana e por lá viveu até 1983 quando os pais tiveram que se mudar para a cidade interiorana da Paraíba: Campina Grande. Ali viveu sua juventude e prestou os primeiros vestibulares. Fez Licenciatura em Física, desistiu. Fez Engenharia Elétrica, desistiu. Mas já tinha concluído o curso técnico de Eletrônica em Campina Grande e foi como técnico que retornou à cidade de Caruaru em 1990 para trabalhar no Banco Itaú, na Itautec.
O retorno à terra-mãe permitiu realizar um outro vestibular, esse definitivo: Licenciatura em Letras. Concluiu o curso em 1996 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA.
Iniciou seu percurso educacional no SENAI em Caruaru no ano 2000. Ali pode adquirir grande experiência profissional na área da Educação Profissional. Nesse período pode concluir o Mestrado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco, quando solicitou transferência para Recife. Ali permaneceu até 2008 quando então pode retornar à Caruaru e iniciar sua atividade docente no Ensino Superior na FAFICA, UFPE entre outras faculdades.

Em 2012 concluiu o doutorado em Psicologia Cognitiva na UFPE analisando as formas de linguagem e de representação das pessoas nas redes sociais da internet. Imediatamente realizou o estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará-UFC em Linguística.
De 2013 até 2022 foi professor n Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns(depois UFAPE) atuando nas áreas de Tecnologias da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Mídias-Interação (Ciência da Computação).
Participou da Maçonaria em Caruaru e foi membro da Academia Caruaruense Maçônica de Letras tendo ocupado a cadeira de número 25 cujo patrono é o filósofo espírita francês Léon Denis. Em 2013 entrou na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) ocupando a cadeira de número 19, cujo antecessor foi Argemiro Pascoal, tendo como patrono Joel Pontes.
Publicou em parceria com seu orientador de pós-doutorado, prof. Júlio Araújo, o livro de caráter acadêmico sob o título Pragmática Linguística: interfaces teóricas e exercícios de análise, publicado pela Editora CRV, de Curitiba. Posteriormente nessa área acadêmica publicou mais dois livros como organizador Linguagem, tecnologia e educação: perspectivas em debate (Recife: EDUFRPE, 2020) e Multimodalidade e tecnolgias no ensino: abordagens práticas nas aulas de Língua Portuguesa (São Paulo: Pá de Palavras [Parábola Editorial], 2019). Como obras literárias publicou dois livros: uma obra de contos, Contos em três tempos: passado - presente - futuro, (Curitiba: Brazil Publishing, 2021) e uma obra de poesias Cânticos e Nostalgias (Caruaru: EdCordel, 2024).
Em 2022 participou da diretoria da ACACCIL como primeiro secretário (gestão 2022-2024) e também na gestão seguinte (2024-2026) sendo Paulo Muniz Lopes o então presidente. Durante essas gestões participou dos projetos de Café Literário na ACACCIL (desde 2023 até o momento atuando), coordenando junto com Edivalda Leite Miranda. Também participou como membro da equipe organizadora dos projetos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura:
• (municipal) intitulado Poesia na Academia, como coordenador e Preservação da Memória Fotográfica de Caruaru (como membro participante)
• (estadual) intitulado Desenvolve + Manutenção, Organização e Compartilhamento do Acervo Historico/Cultural da Acaccil (como membro participante)


Autor: Robson Santos de Oliveira
25 de março de 2025.


Patrono: Joel de Albuquerque Pontes Freitas

Cadeira 19