Acadêmico: Robson Santos de Oliveira
Robson Santos de Oliveira
No dia 26 de junho de 1968 nasceu Robson Santos de Oliveira, em Caruaru. Filho de Ieda Santos de Oliveira e de Ednaldo Pereira de Oliveira. Desde cedo gostou de leituras e de livros. Já na primeira série ganhou um livro de uma professora porque lia muito bem: Ressurreição de Machado de Assis. Mas apenas lia e não compreendia o que lia, muito mais um Machado de Assis!!! Foi boa a intenção da professorinha!!
Aos sete anos (1975) foi morar na capital pernambucana e por lá viveu até 1983 quando os pais tiveram que se mudar para a cidade interiorana da Paraíba: Campina Grande. Ali viveu sua juventude e prestou os primeiros vestibulares. Fez Licenciatura em Física, desistiu. Fez Engenharia Elétrica, desistiu. Mas já tinha concluído o curso técnico de Eletrônica em Campina Grande e foi como técnico que retornou à cidade de Caruaru em 1990 para trabalhar no Banco Itaú, na Itautec.
O retorno à terra-mãe permitiu realizar um outro vestibular, esse definitivo: Licenciatura em Letras. Concluiu o curso em 1996 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-FAFICA.
Iniciou seu percurso educacional no SENAI em Caruaru no ano 2000. Ali pode adquirir grande experiência profissional na área da Educação Profissional. Nesse período pode concluir o Mestrado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco, quando solicitou transferência para Recife. Ali permaneceu até 2008 quando então pode retornar à Caruaru e iniciar sua atividade docente no Ensino Superior na FAFICA, UFPE entre outras faculdades.
Em 2012 concluiu o doutorado em Psicologia Cognitiva na UFPE analisando as formas de linguagem e de representação das pessoas nas redes sociais da internet. Imediatamente realizou o estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará-UFC em Linguística.
De 2013 até 2022 foi professor n Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns(depois UFAPE) atuando nas áreas de Tecnologias da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Mídias-Interação (Ciência da Computação).
Participou da Maçonaria em Caruaru e foi membro da Academia Caruaruense Maçônica de Letras tendo ocupado a cadeira de número 25 cujo patrono é o filósofo espírita francês Léon Denis. Em 2013 entrou na Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) ocupando a cadeira de número 19, cujo antecessor foi Argemiro Pascoal, tendo como patrono Joel Pontes.
Publicou em parceria com seu orientador de pós-doutorado, prof. Júlio Araújo, o livro de caráter acadêmico sob o título Pragmática Linguística: interfaces teóricas e exercícios de análise, publicado pela Editora CRV, de Curitiba. Posteriormente nessa área acadêmica publicou mais dois livros como organizador Linguagem, tecnologia e educação: perspectivas em debate (Recife: EDUFRPE, 2020) e Multimodalidade e tecnolgias no ensino: abordagens práticas nas aulas de Língua Portuguesa (São Paulo: Pá de Palavras [Parábola Editorial], 2019). Como obras literárias publicou dois livros: uma obra de contos, Contos em três tempos: passado - presente - futuro, (Curitiba: Brazil Publishing, 2021) e uma obra de poesias Cânticos e Nostalgias (Caruaru: EdCordel, 2024).
Em 2022 participou da diretoria da ACACCIL como primeiro secretário (gestão 2022-2024) e também na gestão seguinte (2024-2026) sendo Paulo Muniz Lopes o então presidente. Durante essas gestões participou dos projetos de Café Literário na ACACCIL (desde 2023 até o momento atuando), coordenando junto com Edivalda Leite Miranda. Também participou como membro da equipe organizadora dos projetos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura:
• (municipal) intitulado Poesia na Academia, como coordenador e Preservação da Memória Fotográfica de Caruaru (como membro participante)
• (estadual) intitulado Desenvolve + Manutenção, Organização e Compartilhamento do Acervo Historico/Cultural da Acaccil (como membro participante)
Autor: Robson Santos de Oliveira
25 de março de 2025.
Patrono: Joel de Albuquerque Pontes Freitas
Cadeira 19