Acadêmico: Maria do Socorro Maciel

Maria do Socorro Maciel

Maria do Socorro Maciel

MARIA DO SOCORRO MACIEL
Acadêmica Titular da Cadeira Nº 10 da Academia Caruaruense de Cultura, Ciência e Letras que tem como Patrono o escritor caruaruense José Condé e que foi ocupada anteriormente pela artista plástica e Membro Fundadora da Acaccil Luisa Cavalcanti Maciel.
Nascida na cidade de Caruaru/PE no dia 26 de novembro de 1952, filha de Rafael Pereira Maciel Filho e Luisa Cavalcanti Maciel.
• Advogada.
• Produtora Cultural.
• Eleita Presidente da Comissão de Cultural Internacional do CIOFF® Mundial/UNESCO para o período de 2023 a 2028, na cidade de Osijek na Croácia.
• Presidente do Conselho Municipal de Cultura – 2017 a 2018
• Presidente da Secção Nacional do Brasil CIOFF®/UNESCO. 2008 a 2018.
• Presidente da Comissão Legal da Secção Nacional do Brasil CIOFF®/UNESCO. 2018/ 2024.
• Diretora Executiva do 36º Festival Internacional de Folclore de Caruaru e Feira de Negócios do Artesanato de Pernambuco.
• Presidente de Honra da Secção Nacional do Brasil CIOFF®/UNESCO. 2018.
• Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru no período de 2001 a 2004.
• Presidente do Setor Latino-Americano e Caribe CIOFF® Mundial. 2009 a 2013.
• Membro da Comissão de Relações Públicas CIOFF® Mundial/UNESCO. 2005 a 2013.
• Vice-Presidente do Setor Latino-Americano e Caribe CIOFF® Mundial. 2007 a 2009.
• Membro do Conselho Executivo do CIOFF® Mundial. Representante do Setor Latino-Americano. Eleita por unanimidade em Habana/Cuba. Nov.2009.
• Secretaria Geral da Secção Nacional do Brasil CIOFF®/UNESCO. 1983 a 2007.
• Membro Fundadora da Secção Nacional do Brasil CIOFF®/UNESCO. 1983.
• Secretaria Geral do Centro de Cultura Popular Luisa Maciel.
• Membro da ACACCIL Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras. 2014.
• Tesoureira da ACACCIL Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras. 2022 a 2024.
• Tesoureira do CTCN Centro de Tradições Culturais de Caruaru. 2022 a 2026.
ATIVIDADES
Presidente da Comissão Internacional de Cultura do CIOFF® Mundial/UNESCO, que tem como objetivo principal promover a cooperação cultural internacional, com 118 países membros nos cinco continentes, alinhando seus esforços às diretrizes da UNESCO, ajudando a preservar e celebrar o patrimônio cultural imaterial ao redor do mundo.
2024 na cidade de Sofia/Bulgária, como Presidente da Comissão Internacional de Cultura do CIOFF® Mundial, proferiu palestra sobre “Gestão Cultural, Valorização e Transmissão Sustentável do Patrimônio Cultural Imaterial para as Gerações Futuras”. Durante a realização do 52º Congresso do CIOFF® Mundial.
2012 na cidade do Rio de Janeiro no Aterro do Flamengo, durante a I Conferência Internacional Cultura Viva, na Cúpula dos Povos na Rio + 20, proferiu Palestra a convite da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, rede Nacional de Cultura Ambiental Afrobrasileiro, Movimento Latino-Americano Plataforma Puente Cultura Viva. Tendo como tema: Pacto Cultural pelo Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural com o Conceito de Preservação da Cultura entre os Povos, e apresentação da rede Mundial do CIOFF® e como suas ações podem contribuir para a preservação do Patrimônio Imaterial do mundo.
Como Presidente da Fundação de Cultura e Turismo
Encaminhou solicitação para a implantação do Conselho Municipal de Cultura, visando maior integração nas decisões dos rumos culturais de nossa cidade, tendo sido instituído através da Lei 4.035 datado de 14 de dezembro de 2002, formado paritariamente por várias entidades culturais e artísticas, além do poder público municipal.
Encaminhou solicitação para a implantação do Conselho Municipal de Turismo, visando maior integração nas decisões dos rumos turísticos de nossa cidade, tendo sido instituído através da Lei 4.115 datado de 15.03.2002, formado paritariamente por várias entidades, além do poder público municipal.
Organizou o Maior e Melhor São João do Mundo no período de 2001 a 2004, quando Presidente da Fundação de Cultua e Turismo, dando oportunidade a todos os seguimentos culturais de Caruaru que participaram ativamente, tanto música, dança, teatro, cultura popular, artes plásticas, literatura e artesanato.
Projeto “Referenciamento da Feira de Caruaru, com vista ao Registro de Lugar”, com o objetivo de inventariar e registrar as referências culturais da feira, integrará o Núcleo de Patrimônio Imaterial implementado pela 5ª Regional do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Idealizou e criou a Associação dos Bacamarteiros, tendo articulado a liberação junto a Policia Federal e Exército Brasileiro para apresentação com os bacamartes, autorizando a utilização dos bacamartes após a Lei Federal de Desarmamento, e a partir de julho de 2004, os bacamarteiros não só de Caruaru, mas, de todos as cidades de Pernambuco, receberam total isenção de pagamento da taxa de licença do Exército.
Idealizou e construiu a Escola de Música Joaquim Augusto na Casa de Cultura José Condé. Com nove salas para aulas de Piano e Teclado; Violão e Cavaquinho; Clarinete e Sax; Trombone, Trompete e Tuba; Percussão; Canto; Biblioteca Musical.
Idealizou e realizou durante 12 meses o Projeto Viola Rural, que levou para as comunidades a importância de se valorizar e preservar as tradições dos violeiros e emboladores, levando esse evento para as comunidades de: Caldeirões, Gonçalves Ferreira, Itaúna, Juá, Malhada de Pedra, Pau Santo, Palmatória, Pelada, Riacho Doce, Serrote dos Bois, Taquara de Baixo, Terra Vermelha.
Criou, elaborou e desenvolveu o projeto Artesanato de Caruaru, o qual encaminhou à Câmara Municipal de Caruaru, para que o artesanato de nossa cidade recebeu o Selo de Qualidade que atesta a origem do que nossos artesãos produzem.
A primeira etapa foi concluída com o cadastramento dos artesãos e entrega do primeiro lote de embalagens padronizadas à ceramistas do Alto do Moura. Foram confeccionadas de 30.000 embalagens de caixa de papelão, em 4 tamanhos e 30.000 sacolas de plástico para o artesanato do Alto do Moura, distribuídos entre todos os artesãos através da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e Associação dos Artesãos.
O Cadastramento foi realizado com o apoio da AD/DIPER do Governo do Estado de Pernambuco, dando condições ao artesão para dedução do imposto de ICMS em suas vendas.
Encaminhou solicitação à Câmara de Vereadores de Emenda na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual), para inclusão de verba para apoio a Associação da Feira de Artesanato e Associação do Artesão do Alto do Moura, para participação nas principais Feiras de Negócios do Artesanato do Brasil, para a aquisição de espaço para exposição e venda do artesanato de Caruaru.
Revitalizou o Carnaval da La Ursa, evento que trouxe de volta as tradições de momo, com o Baile Vermelho e Branco, Baile da La Ursa na Folia, Baile Municipal Popular de Caruaru, Baile dos Artistas.
Criou o Festival da Canção de Caruaru, para difundir e promover a música em nossa cidade e nos estabelecer como polo produtor de significativo elemento da cultura brasileira.
A Casa de Cultura José Condé, volta a exercer seu papel de promover o desenvolvimento artístico de nossa cidade. Por onde passaram 4.735 pessoas que participaram dos Cursos de Expressões Artísticas.
Idealizou e desenvolveu o Cursos de Expressões Artísticas. Integrando pessoas de todas as classes sociais, tendo sido criados cursos gratuitos e profissionalizantes de Teatro, Música, Dança, Artes Plásticas e Modelo e Manequim. Estes cursos, foram dirigidos por professores da mais alta competência artística de nossa cidade, atendendo a pessoas de várias idades e aconteceram na Casa de Cultura José Condé e no Teatro da Estação Antonio Medeiros. Com cursos de Música; Teatro; Artes Plásticas; Dança e Modelo e Manequim. Foram capacitados 4.735 jovens:
Área de música - 3.500 pessoas em 30 meses;
Área de Dança - 450 pessoas em 18 meses;
Área de Teatro - 500 pessoas em 24 meses;
Área de Artes Plásticas - 225 pessoas em 24 meses;
Área de Modelo e Manequim - 60 pessoas em 5 meses.
Acompanha todo o processo de Tombamento do prédio da antiga Rádio Difusora de Caruaru. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução Nº 001 de 06 de abril de 2004, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e homologado pelo Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco Dr. Jarbas Vasconcelos, através do Nº 1344 e publicado no Diário Oficial no dia 12 de maio de 2004.
Com o apoio da Secretaria de Obras do Município revitalizou o Prédio da Estação Ferroviária, implantando:
➢ Teatro Antônio Medeiros. Há anos que a comunidade artística exigia a construção de um novo teatro em nossa cidade. Este sonho começou a virar realidade com início da transformação da Estação Ferroviária em polo cultural e consequente transformação de um galpão no Teatro da Estação Antônio Medeiros.
➢ Galpão das Artes. Um espaço para exposição e venda de obras de arte no centro da cidade e que facilita o acesso dos interessados. Inaugurado o Galpão das Artes num antigo armazém da Estação Ferroviária. Onde os artistas plásticos podem expor e vender num espaço aberto diariamente. Desde junho de 2001 foram realizadas exposição “Terra de Caruaru“ durante o São João.
➢ Biblioteca Depois de vários anos funcionando na Casa de Cultura José Condé, transferida a Biblioteca Pública Municipal Álvaro Lins para o prédio central da Estação Ferroviária. Com isso, alunos da rede pública de ensino e leitores têm mais comodidade, segurança e espaço para realizar seus estudos ou leituras.
Divulga Caruaru em eventos como a Feira de Turismo e Artesanato, desenvolvendo seu potencial turístico, além de participar nas principais feiras do gênero do País, como a Fenneart – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, Fenahall – Feira de Artesanato do Classic Hall e BNMT – Brazilian Nacional Tourism Mart.
Criou novos Espaços Culturais em defesa do Patrimônio Cultural e Artístico, como:
A Estação Ferroviária encontrava-se totalmente deteriorada. Já em 2001, foi completamente revitalizada, inclusive com sua área externa passando a ser mais um espaço para eventos. Com a sua revitalização foram criados novos espaços como: Teatro Antônio Medeiros. Galpão das Artes. Biblioteca Pública Municipal.
Casa de Cultura José Condé, que sem nenhuma atividade e sem registro de visitação até o ano 2000, passou a abrigar os Cursos de Expressão Artística e teve suas salas recuperadas. Teve o palco do Teatro Joel Pontes reformado e ampliado, além da substituição de toda a rede elétrica e hidráulica. Em espaço que funcionava a biblioteca pública, foi construída a Escola de Música Maestro Joaquim Augusto.
Museu do Cordel, localizado na Feira Livre e pertencente à família do saudoso cordelista Olegário Fernandes, o Museu ganhou novas instalações e ampliação com exibição de cordéis e maquinários.
Apoiou a Associação da Feira de Artesanato e Associação dos Artesãos do Alto da Moura, tramitando na Câmara de Vereadores de Emenda na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual), para inclusão de verba para apoio a Associação da Feira de Artesanato e Associação do Artesão do Alto do Moura, para participação nas principais Feiras de Negócios do Artesanato do Brasil, para a aquisição de espaço para exposição e venda do artesanato de Caruaru.
Idealizou e criou a Associação dos Bacamarteiros do Agreste, com o objetivo de apoiar a criação e cessão de espaço para sede na Vila do Forró da Associação dos Bacamarteiros Agreste, para que eles tenham autonomia para solicitar apoio financeiro para desfile e locomoção no São João e em comemoração ao dia de São Pedro e demais atividades. Articulação junto a Polícia Federal e Exército Brasileiro para liberação e apresentação com os bacamartes, após a Lei Federal de Desarmamento.
Apoiou a Associação dos Artistas de Caruaru para:
• Convênio para manutenção e uso do Teatro João Lyra Filho, com serviços de limpeza, capinagem e vigilância, além de uso de equipamentos pertencentes a FCTC, tão necessário para o meio artístico de Caruaru.
• Apoio à reforma da sede da entidade na Casa de Cultura José Condé.
• Apoio à realização do evento Festival de Esquetes Teatrais de Caruaru.
• Apoio à solicitação de atores e outros artistas associados da entidade nos diversos eventos.
➢ Apoia a Associação dos Compositores, Cantores e Musicistas de Caruaru:
• Para a formação da diretoria;
• Apoio à solicitação de contratação de mais de 70% das bandas e cantores associados da entidade nos diversos eventos.
Revitalização das Festas Populares
➢ Carnaval: Uma das três maiores festas de rua da cidade de Caruaru, o Carnaval da La Ursa foi revitalizado para atender a grande demanda de pessoas que não participam de nenhuma atividade fora da cidade, como visita a praia, retiros espirituais diversos, fazendas e similares e reclamavam a volta dos festejos de momo.
➢ Natal: A Festa de Natal, também foi revitalizada com novo formato e execução. Em ambas as festas, a participação de músicos e cantores locais foi expressiva, o que serviu para colaborar com a ampliação do mercado de trabalho.
➢ Semana Santa: Criação da Semana Santa da Cultura Popular, com a participação de poetas, cantadores, emboladores, bandas de pífano e o tradicional forró pé-de-serra na Feira de Artesanato, maior ponto de visitação dos turistas.
➢ São João: A revitalização do São João de Caruaru, com a participação dos festejos juninos de todos os segmentos artísticos de Caruaru, inseridos com ampla participação de atores, artistas plásticos, dançarinos e músicos, compondo uma maior distribuição de recursos para as áreas de Teatro, Artes Plásticas, Dança e Música.
Com o recadastramento para identificação do perfil socioeconômico dos agentes culturais, permitiu a identificação dos diversos tipos de trabalho realizados pelos artesãos e poetas populares, atualizando seus dados pessoais, analisando a situação social, identificando o tipo de artesanato produzido, ressaltar a contribuição econômica no município.
Atualizou o Inventário dos Equipamentos Turísticos de Caruaru, colaborando com a elaboração de planos turísticos, oportunizando os investimentos públicos e privados na área do turismo, direcionando caminhos para novos programas de valorização da cultura popular, organizando o Calendário Turístico.-


Patrono: José Ferreira Condé

Cadeira 10